sexta-feira, 6 de novembro de 2009



Estou passando por um período de extrema estafa...confesso que é muito difícil lidar com questões que até segundo a ordem de Deus serão permanentes...assim como o transtorno da personalidade e obesidade,ou seja,os meus Qs da vida...e comecei a meditar no falamos sobre o tempo e no momento conclui que quem espera sempre cansa!Dentro de mim a voz que não quer calar grita por respostas...sempre estou as procurando...e comecei o meditar nos 5 estágio da morte que segundo KLÜBLER ROSS ,um paciente em estágio terminal pode passar por cinco fases:

Negação: ajuda a aliviar o impacto da notícia, servindo como uma defesa necessária a seu equilíbrio. Geralmente em pacientes informados abruptamente e prematuramente. O médico deve respeitar porém ter o cuidado de não estimular, compactuar ou reforçar a negação.
Raiva: o paciente já assimilou seu diagnóstico e prognóstico, mas se revolta por ter sido escolhido. Tenta arranjar um culpado por sua condenação. Geralmente se mostra muito queixoso e exigente, procurando ter certeza de não estar sendo esquecido, reclamando atenção, talvez como último brado: Não esqueçam que ainda estou vivo! Nesta fase deve-se tentar compreender o momento emocional do paciente, dando espaço para que ele expresse seus sentimentos, não tomando as explosões de humor como agressões pessoais.
Negociação: tentativa de negociar o prazo de sua morte, através de promessas e orações. A pessoa já aceita o fato mas tenta adiá-lo. Deve-se respeitar e ajudar o paciente.
Depressão: aceita o fim próximo, fazendo uma revisão da vida, mostrando-se quieto e pensativo. É um instrumento na preparação da perda iminente, facilitando o estado de aceitação. Neste momento, as pessoas que o acompanham devem procurar ficar próximas e em silêncio.
Aceitação: a pessoa espera a evolução natural de sua doença. Poderá ter alguma esperança de sobreviver, mas não há angústia e sim paz e tranqüilidade. Procura terminar o que deixou pela metade, fazer suas despedidas e se preparar para morrer.
 Sei lá...queria me situar no tempo,descobri quem eu sou,quais são minhas chances,se haverá sequelas,se deixarei sequelas,quais são minhas chances...Acredito que para um ser humano ,passar por isso não deve ser nada fácil...+ parece que tudo em mim é muito intenso...sinto passar pelos 5 estágios todos os dias.Aí!Doíí...como doí...é como ter um punhal apertando minha garganta...Deus!!!Preciso de Tí...Eu preciso tanto...


Um comentário: